Você sabia que alguns tecidos encolhem depois de lavados?

Você já reparou que algumas peças ficam mais justas depois da lavagem? Dependendo do tecido, isso é muito comum, principalmente quando colocadas à máquina de lavar ou secar. Ao colocar as peças de roupas para lavar, as fibras desses tecidos aumentam ou incham em contato com a água e quando secam, elas diminuem ou desincham. Esse é o processo de encolhimento.

Alguns tecidos que possuem fibras naturais como o algodão, o linho, a viscose, a lã, tendem a ter um encolhimento de até 5% após a primeira lavagem, que é característica da própria fibra que passa por um processo de tensionamento ao ser fabricada.

Quando essas fibras passam pelo processo de fiação e se tornam fios e posteriormente são transformadas em tecido, esse processo faz com que as fibras se estiquem e sejam torcidas. O algodão que não estava em seu tamanho original, pois foi manipulado, retorna à sua forma assim que tiver uma chance. E o contato com a água fará isso.

Em nossa confecção temos todo o cuidado na manipulação e encolhimento desses tecidos antes de produzir cada peça. Os tecidos são molhados antes que a peça seja produzida e as chances de encolhimento são muito menores.

No caso da malha, ela obrigatoriamente passa por um processo de descanso, em uma superfície plana, geralmente por 48 horas, antes do enfesto e corte.

Muitos fabricantes não usam essa etapa no processo de fabricação de suas peças e a chance de encolhimento acaba sendo maior. Isso muitas vezes acontece pelo alto volume de produção e pouco espaço para deixar o tecido descansar.

Por isso é de extrema importância verificar as formas de lavagem de cada tipo tecido, que são aqueles símbolos que vêm na etiqueta de composição. Sem dúvida, queremos que sua peça dure por muito tempo.

Como evitar o encolhimento de sua roupa?

  1. Prefira lavar peças mais delicadas à mão, evitando a máquina de lavar e de secar, que desgastam o tecido mais rapidamente.

  2. Programe sua máquina de lavar para o modo delicado, se for o caso e coloque a roupa pelo avesso dentro daqueles saquinhos específicos para máquinas. Assim você ameniza o atrito entre as peças.

  3. Não deixe suas peças mais delicadas de molho, assim você evita manchas no tecido ou descoloração.

  4. Evite torcer o tecido ou usar a máquina secadora quando puder. Prefira secar suas roupas à sombra ou com baixa luz solar.

  5. Passe suas roupas com o ferro em temperatura baixa, de preferência pelo avesso, assim você terá roupas mais duráveis.

  6. Evite o uso de alvejantes.

Soluções caseiras que ajudam no processo de desencolhimento

Amaciante de roupas

Faça uma mistura de 1 xícara de amaciante para 4 xícaras de água morna. Coloque a peça de molho nessa mistura por 24 horas e enxágue-a sem torcer. Estenda-a com delicadeza e deixe-a secar normalmente.

Bicarbonato de sódio e vinagre branco

Dissolva 2 colheres de bicarbonato de sódio em 1 litro de água quente, mergulhe a peça na misture, estique-a com cuidado e deixe-a de molho durante 1 hora. Após esse tempo, dissolva o vinagre branco em 1 litro de água e enxágue a peça com essa mistura. Deixe-a secar normalmente.

Vinagre branco e máscara de cabelo

Dissolva 1/2 xícara de vinagre branco e 1/4 xícara de máscara para cabelo em 1 litro de água quente. Mergulhe a peça na mistura e deixe-a de molho por meia hora. Limpe a solução com delicadeza e seque a peça normalmente.

Mas lembre-se que todo cuidado é pouco para que suas peças tenham vida longa! Leia sempre as instruções de lavagem e secagem na etiqueta de composição.

Prefira lavar peças mais finas e delicadas à mão e coloque-as para secar à luz indireta do sol.

Crie sua loja online com a Confere Logo